A neuropsicologia é uma área da psicologia que se dedica ao estudo do cérebro, especialmente ao estudo de como o sistema nervoso afeta o Comportamento e influencia as emoções.
O que é avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica é um exame complexo. Ele é realizado através de uma anamnese (primeira entrevista), com o paciente ou seu responsável (pode ser mais de uma), onde colhemos dados do paciente desde o nascimento até os dias atuais, é relatada a queixa principal (é apresentada a dor atual do paciente), a partir desses dados o neuropsicólogo irá montar um protocolo de investigação clínica, ou seja, vai escolher a bateria de testes e instrumentos de avaliação específica para a idade e a demanda do caso que está avaliando, será realizada um estudo e uma tabulação dos dados apresentados nos instrumentos e com o que o profissional foi observando clinicamente no processo avaliativo (raciocínio clínico), posteriormente será elaborado um documento chamado laudo neuropsicológico que será apresentado em uma entrevista devolutiva com o paciente e quem pediu o exame.
O que é avaliado nesse exame?
Nesse exame será avaliado memória de longo e curto prazo, memória operacional (muito importante na aprendizagem e tarefas do dia a dia), habilidade cognitiva da atenção (atenção seletiva, sustentada, dividida e alternada), a habilidade de linguagem (forma que se expressa na fala, na escrita e socialmente). A linguagem reflete na forma como organizamos o nosso pensamento fazendo toda a diferença na maneira de se expressar para o outro e ser entendido e até mesmo compreender o que outro está falando. Será avaliado também o raciocínio verbal e não verbal, velocidade do pensamento, habilidades perceptivas (visuais e auditivas), habilidades de matemática, avaliamos as funções executivas que é a capacidade de planejamento, organização, flexibilidade cognitiva, enfim é um exame complexo que exige tempo, dedicação, atualização, estudo e responsabilidade do neuropsicólogo que avalia. Esse exame tem o objetivo de esclarecer os questionamentos a respeito do funcionamento, cognitivo, comportamental e emocional do avaliado.
Quando buscar uma avaliação neuropsicológica?
O encaminhamento muitas vezes é feito pela escola (adolescentes e crianças) por dificuldades escolares e no comportamento. Pode ser encaminhado pelo médico psiquiatra ou o próprio pediatra também pode pedir esse exame (avaliação neuropsicológica) para ajudá-lo a chegar a um diagnóstico diferencial e a partir do olhar desse funcionamento cerebral ter uma melhor condução no tratamento do paciente.
Quando pedir esse exame?
Quando o paciente apresenta dificuldades nas habilidades de leitura e escrita, dificuldade de memória, dificuldade na atenção, dificuldade nas habilidades de raciocínio e aprendizagem, dificuldade de linguagem e comunicação social, no caso de transtornos psiquiátricos, dificuldade no comportamento, investigação de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), traumatismo craniano, após um AVC (acidente vascular cerebral), enfim a avaliação neuropsicológica vai ajudar a ampliar o olhar do profissional e também a identificar onde está o prejuízo cognitivo para que posteriormente o profissional de saúde possa traçar um planejamento para uma reabilitação que ajude o paciente na melhora do prejuízo cognitivo.