Terapia Infantil
Idade: crianças entre 2 à 12 anos de idade
Objetivo: apresentar um ambiente lúdico, onde a criança possa ampliar suas possibilidades criativas e suas potencialidades.
A criança é um ser ativo e criativo por natureza. Em algum momento de sua vida, se vê desamparada pela não compreensão do mundo adulto, como força de um processo e ato saudável, desenvolve um sintoma para que este conte de seu sofrimento. Na maioria das vezes, essa criança vem para a terapia sem saber o que fazer, o que dizer, como se comportar, muito curioso ou até mesmo amedrontado de estar num consultório, acompanhado de seus pais junto a uma profissional da área de psicologia.
Pensando no momento desse primeiro contato com a criança, e a verdadeira necessidade de terapia, marco uma primeira entrevista com os pais para saber melhor sobre essa demanda. Esse encontro é pensado junto com o responsável, a melhor forma de trazer, se for o caso, essa criança, informando-a do que esta acontecendo e para quê está indo para a terapia.
Dentro de um referencial gestáltico, entendo e percebo essa criança, como uma totalidade, ou seja, compreendendo-a para além de suas características isoladas, o sintoma. Ela é um ser relacional. É a partir da relação com o mundo que o cerca, ela vai se configurando e se constituindo como um sujeito, ativo e criativo. A primeira oportunidade de construção de sua subjetividade é o ambiente familiar, essa relação é a primeira forma de socialização com o mundo e uma das mais importantes do desenvolvimento infantil. É muito importante, o acompanhamento desses pais junto à criança no seu processo terapêutico. O papel do psicólogo é compreender a dinâmica do contexto familiar e intervir nesse campo, tendo como foco principal, a criança, como catalisadora e organizadora do potencial da família em busca de novas configurações satisfatórias, possibilitando um funcionamento saudável dessa criança.
O que seu filho está apresentando?
Dificuldade na alfabetização; problemas de aprendizagem; problemas de interação social; medo; ansiedade; depressão; dificuldade no comportamento.